Pessoas com ansiedade extrema se sentem muito preocupadas a maior parte do tempo e nem sempre a preocupação tem uma causa definida. Elas podem ter problemas para dormir ou esquecimentos, falta de atenção e concentração.

Além disso podem aparecer sintomas físicos, como: fadiga, cansaço, dor no corpo, aperto no peito, náuseas, vômitos, diarréia, formigamento, ondas de calor ou frio, taquicardia, falta de ar etc.

 O problema pode dificultar as tarefas diárias e impactar diversos aspectos da vida do indivíduo, trazendo prejuízo para a as atividades domésticas, trabalho e relacionamentos. É comum a pessoa ansiosa se isolar, evitando o contato com familiares e amigos, ou perder interesse por atividades em grupo.

 Transtorno de ansiedade generalizada é apenas um dos tipos de transtorno de ansiedade. Existem outros, como pânico e fobias.

 O tratamento da ansiedade inclui diversas medidas necessárias e igualmente importantes, como:

 Psicoterapia – falar sobre seus sentimentos, relacionamentos, emoções e preocupações pode ajudá-lo a encontrar novas maneiras de pensar sobre a situação, para que você se sinta menos ansioso.  Na terapia, você também pode aprender habilidades e técnicas para controlar ou reduzir a ansiedade. 

Medicamentos – alguns remédios usados para tratar depressão também podem aliviar a ansiedade. É importante que você consulte um Psiquiatra para obter o tratamento mais adequado. Nunca se auto medique. Não aceite medicação de conhecidos ou amigos. É comum que as pessoas queiram te ajudar e por isso te ofereçam os remédios que estejam tomando, mas CUIDADO ! Nem sempre o mesmo remédio servirá para pessoas diferentes, você deve confiar na orientação do seu médico e só tomar medicamentos que foram prescritos por ele.

Exercício físico – pode te ajudar no controle dos sintomas de ansiedade.  

Também é uma boa ideia reduzir consumo café e outras fontes de cafeína.

 Tenha em mente que pode demorar para encontrar o tratamento correto e para você ganhar estabilidade do quadro, por isso não interrompa o seu tratamento sem consentimento médico. 

As pessoas respondem de maneiras diferentes aos medicamentos e à terapia, por isso pode ser necessário tentar diferentes abordagens antes de encontrar a melhor para cada caso.

 O SEGREDO É NÃO DESISTIR E CONFIAR!

 Ansiedade é um problema crônico e pode acompanhar o paciente ao longo da vida. Não quer dizer que o paciente não vai melhorar, mas quer dizer que vai sempre precisar cuidar de sua saúde mental e equilíbrio.

 Para alguns a ansiedade aparecerá em fases, conforme surjam momentos de dificuldade ou estresse.

 A boa notícia é que a maioria das pessoas encontra tratamentos efetivos e aprende a controlar a própria ansiedade.

 Tome suas medicações corretamente. 
 Não interrompa o tratamento apenas porque melhorou.

Melhorar não significa que o tratamento acabou.
 
 E atenção ! você não misturar as medicações com álcool ou outras drogas. 

 Pratique HIGIENE DO SONO , medidas comportamentais para melhorar a qualidade do seu sono noturno. (em breve novo POST sobre este tema, acompanhe o Blog!).

Com essas dicas você terá mais equilíbrio e tranquilidade em sua vida. Nos acompanhe para receber informações e dicas de como cuidar de sua saúde mental. Nós temos vários canais de comunicação, como INSTAGRAM, YOUTUBE, FACEBOOK. É só procurar cuidadamente e nos seguir para assistir nossos vídeos e LIVES.

Não esquece hein … CUIDA DA MENTE !

Dra Tatiane Vasconcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *